No toys for the boys

Estamos muito preocupados com a avaliação da função pública. Preocupa-nos que as chefias não avaliem os seus funcionários. Já não nos parece preocupar o facto dos funcionários não avaliarem as chefias. A nossa função pública precisa de reforma, sem dúvida, mas a reforma de que mais precisa é de uma reforma democrática. O problema dos nossos funcionários públicos não é serem privilegiados, como se diz, é serem submissos, como raramente se diz. Os novos sistemas de avaliação e de contratação não parecem vir resolver esta situação; pelo contrário, ameaçam intensificá-la.

Parece estranho que se ache normal que crianças avaliem professores e não se ache normal que adultos avaliem os seus superiores hierárquicos. Ainda mais quando os próprios governantes são avaliados pelos eleitores. Mas talvez entre essas crianças e esses eleitores, contas feitas, a diferença não seja grande.

2 comentários:

Morena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabela Figueiredo disse...

"O problema dos nossos funcionários públicos não é serem privilegiados, como se diz, é serem SUBMISSOS, como raramente se diz."